segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

CASO MADDIE: QUAL A IMPORTÂNCIA DO PAI SER DO SERVIÇO SECRETO?





1 - A polícia britânica, com o apoio do governo de Londres, fez uma campanha extraordinária para "reabrir" em Portugal - e conseguiu - o processo de desaparecimento da jovem britânica Madeleine McCann, ocorrida, na noite de 3 de Maio de 2007, de um condomínio turístico de luxo na Praia da Luz, Algarve, Portugal.


Madeleine McCann, então com quatro anos, tinha sido deixada a dormir no apartamento pelos pais, juntamente com dois irmãos-gêmeos, rapaz e rapariga, mais novos, enquanto jantavam num restaurante dentro do condomínio, perto do mesmo.





Cerca das 01:00 do dia 4, o jornal inglês "The Daily Telegraph" ja titulava na sua primeira página que "se temia que uma menina inglesa de três anos tivesse sido raptada".

De referir que o casal, pai de Madeleine, ele, Gerry, de profissão oficial cardiologista, então num hospital de Leicester, ela Kate, também médica de clínica geral e anestesista de especialidade, jantava com um grupo de amigos de quem pouco se sabe e que dias depois saíram de Portugal e optaram pelo silêncio.




Caso mediático numa zona turística portuguesa, levou as autoridades a uma desenfreada operação - por vezes descoordenada - de procura e investigação com a perspectiva de um possível rapto. 


Mais tarde, a Polícia Judiciária - com apoio de técnicos da própria polícia britânica - admitiram que a jovem tivesse sido morta, provavelmente por acidente, e que os o(s) autor(es) fosse um dos progenitores. 

O caso foi arquivado, pois o casal McCann foi deixado seguir para o Reino Unido.

2 - Todavia, a hierarquia da Polícia britânica e vários primeiros-ministros desde Brown a Cameron mantiveram o processo de investigação em aberto na Grá-Bretanha e empenharam, mesmo meios significativos, destacando inclusive o assessor de Imprensa do PM inglês para servir de "acompanhamento" comunicacional ao casal.


Que sempre jurou a sua inocência.


A polícia britânica utilizou expedientes de cartas rogatórias para continuar a investigação em Portugal, facto que agora volta a efectuar, pretendendo, segundo a imprensa inglesa, interrogar três suspeitos no âmbito do desaparecimento da miúda.

A Procurador-Geral da República, que reabriu o processo, já recebeu um novo pedido de auxílio judiciário, que será “remetido ao tribunal competente”.
Mas o porquê deste interesse? 

As autoridades portuguesas estranharam "a intromissão" dos Primeiro-Ministros ingleses no caso.




Segundo uma fonte ligada ao processo, "pelos canais internos" foi transmitido que Gerry McCann é um agente do serviço secreto inglês e terá havido "indícios" de que realmente poderia ter sido raptada.


A fonte não referiu quem seriam os "amigos comensais" dos McCann, nem se voltaram a ser interrogados.

As autoridades portuguesas - segundo a fonte - sabem que os McCanns, que já teriam estado de férias no Algarve em anos anteriores, jantavam sempre no mesmo restaurante perto do apartamento, embora almoçassem em outros locais.

Uma pista de investigação, além de funcionários, estará virada para saber quem eram, no mesmo período, os habituais comensais à noite no restaurante citado e se teriam seguido o casal e os filhos.




Que mistérios envolverão mais este caso?


Sem comentários:

Enviar um comentário