sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

AFINAL CATALINA PESTANA, QUEM SÃO OS PEDÓFILOS DA IGREJA CATÓLICA?


                                       

                              



Catalina Pestana, que assina uma coluna semanal no semanário "Sol", e já exerceu, recentemente, o cargo de Provedora da Casa Pia de Lisboa, e, muitos mais anos atrás, serviu como directora de um dos colégios tutelados pela mesma instituição, tem escrito, em diversos ocasiões, sobre a continuidade, na mesma, da existência da "indústria" da pedofília.

Na edição de hoje do mesmo semanário (pág. 36), Catalina Pestana sustenta sem rodeios, no geral: "Houve e há abusos sexuais em instituições da Igreja Católica Portuguesa".

Ela, que se intitula cristã, e faz questão de assinalar que o chefe de Igreja Católica Apostólica Romana, o cardeal alemão Joseph Ratzinger, apelidado de Papa Bento XVI, incita à denúncia dos casos de pedofília "já" que "não está sujeito a excomunhão como até há bem pouco tempo", não apresenta um único caso concreto. 

Confessa, no entanto, que "a associação onde sou voluntária - sublinha -, a Rede de Curadores, recebe várias queixas de situações com esta origem", origem esta que - penso será - a prática de pedofília no interior da Igreja Católica.

 Esta piedosa mulher, que sublinha ter sido invadida por "um longo vómito" que lhe percorreu "todo o corpo" ao saber da extensão dos abusos sexuais denunciado pela Conferência Episcopal Liberal Holandesa, fica-se, todavia, pela cumplicidade com esses abusos, porque sabendo que existem, e assistindo à afirmação do cardeal José Policarpo, bispo de Lisboa, de que não conhece "casos de pedofília na Igreja em Portugal", apenas sentencia um lamento.

Para que serve, Catalina Pestana, o conhecimento das queixas, se estas não são transformadas em actos concretos de denúncias, quer às autoridades judiciais e políciais, quer aos próprios órgãos de comunicação social?

"Lamento - escreve Catalina Pestana - que um homem (Policarpo) tão inteligente, e pelo qual nutro respeito e estima, não saiba ler os sinais que o rodeiam, ou estes lhe são sonegados. Há centenas (sublinho eu!!!) de católicos que têm informações em sentido contrário".

Pois, Catalina Pestana, estes lamentos são hipócritas.

Como pode você ter respeito e estima por alguém que nega o que diz ser uma evidência.

É você que refere: "quando falamos de abusos sexuais, falamos de crimes, de criminosos compulsivos, quando são pedófilos".

E prossegue: "De criminosos respeitados pela função que desempenham, de criminosos acima de qualquer suspeita".

Está a sustentar que os hierarcas católicos estão incluidos nesta suspeita?

Tenho de inferir que sim, porque a sua prosa aponta para isso: "houve e há abusos em instituições da Igreja Católica Portuguesa".

Até, porque você esteve a discutir a questão com o "anterior presidente da Conferência Episcopal, D. Jorge Ortiga".

Então como ficamos, piedosa Catalina?

Não denuncia os crimes, porque tem medo de se atrever a fazê-lo?

Estamos, pois, no campo da cumplicidade.

Mas, o caso torna-se mais grave, porque tendo Catalina Pestana exercido o cargo que exerceu, as autoridaes judiciais e policiais não investigam as queixas que estão em posse da Rede de Curadores.

Porque se encobre então todos estes crimes de personalidades "respeitadas pela função que desempenham"?.

A Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, que lançou, recentemente, a sua fúria justiceira contra os atrasos na Justiça ainda nada fez para impulsionar o término do caso Casa Pia.

Será porque existem muitas outros "criminosos respeitados pela função que desempenham, criminosos acima de qualquer suspeita" que ainda não foram chamados à barra dos tribunais e à prisão? 





Sem comentários:

Enviar um comentário