quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

PT:PT: OS VAMPIROS ESTÂO A ABOCANHAR A RIQUEZA NACIONAL









Quando se põe termo ao saque das riquezas nacionais?







Eis a notícia:

Telecom: Royal Bank of Scotland passa a deter mais de 2% do capital e direitos de voto da PT



Lisboa, 29 dez (Lusa) -- A Portugal Telecom (PT) informou hoje que o Royal Bank of Scotland passou a deter uma participação superior a 2 por cento do capital social e correspondentes direitos de voto da empresa.



Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a PT diz que o Royal Bank of Scotland comprou 1,8 milhões de ações da empresa e com esse reforço passou a deter 19,7 milhões de ações da operadora liderada por Zeinal Bava.



"Na sequência da transação", refere o comunicado, "passou a ser imputável ao Royal Bank of Scotland uma participação social" de cerca de 19,7 milhões de ações ordinárias da PT, "representativas de 2,20 por cento do respetivo capital social e dos correspondentes direitos de voto".




Mas o que é O Royal Bank of Scotland?




O Royal Bank of Scotland pertence ao The Royal Bank of Scotland Group PLC, que é um dos maiores bancos britânicos.





Foi fundado, em 1727, em Edimburgo, por carta régia. Hoje é o maior banco da Escócia, o segundo maior do Reino Unido e da Europa e o quinto maior do mundo em capitalização bolsista. Ou seja especulação financeira.



Em 26 de fevereiro de 2009, o grupo financeiro anunciou perdas no no total de £24 mil milhões de libras (37 mil milhões de dóalres), o maior prejuízo financeiro do sistema bancário na história da Grã-Bretanha, causado pela perdas geradas pela crise do subprime - especulação selvagem do capital financeiro - nos Estados Unidos em 2008, que se espalhou pela Europa e pelo mundo.





Em 2007, num operação obscura bolsista, aquele banco gastou 22 mil milhões de libras na compra do grupo financeiro holandês ABN Amro, já em dificuldades de solvência.





Significa que a PT vai ter mais um "sugador" internacional de dividendos nacionais, sendo que o RSB é uma instituição que hoje está associada a negócios mais escuros e nefastos do capitalismo internacional, como branqueamento de capitais e tráfico de droga.





(Como registo noticioso, informa-se o seguinte: em 26 de Março de 2009, um grupo intitulado os "Banqueiros são bandidos" «Bank bosses are criminals -BBAC - em inglês» atacou a casa em Edinburgo - uma luxuxosa apalaçada moradia - e os automóveis, entre os quais em Mercedes s600 -xpto - do banqueiro Fred Goodwin, que até, há pouco tempo, era o administrador executivo do RNS.



Aquele grupo BBAC distribuiu depois um comunicado à imprensa: “É inadmissível que pessoas ricas, como ele, vivam no luxo e gastem uma quantia enorme de dinheiro, enquanto pessoas comuns vivem sem-teto, na miséria e no desemprego. Isso é um crime. Esses banqueiros deveriam ir para a cadeia. Isso é apenas o começo".





Entretanto, um mês atrás, a Portugal Telecom já tinha informado que um grupo especulador multinacional o Income Fund of America já detém 5,03% da empresa, geridos pela Capital Research.


A Capital, uma gestora de fundos, subira, há poucas semanas, a sua posição para 10,08 por cento.




De acordo com o comunicado da empresa liderada pelos comparsas Zeinal Bava/Henrique Granadeiro, o Income Fund of America (Fundo de Rendimento da América) -(IFA, na sigla inglesa) comprou, no dia 29 de Novembro, 545.319 acções da PT, elevando assim a sua posição para mais de cinco por cento.



Adicionalmente, a PT “foi informada que o IFA conferiu poderes à Capital Research and Management Company para exercer os direitos de voto correspondentes a esta participação qualificada”.



Esta, por sua vez, segundo foi conhecido no dia 25 de Novembro, passou a deter uma participação superior a 10 por cento dos direitos de voto (10,08 por cento) da PT, mas já incorporando a posição que o IFA detinha nessa data.



Na altura, a operadora de telecomunicações comunicou que “as acções correspondentes a esta participação qualificada são detidas por fundos de investimento geridos, com poderes discricionários, pela Capital Research and Management Company”.



Conhecida por ser responsável por investimentos de longo prazo, a Capital só pode exercer os seus direitos de voto, de acordo com os estatutos da operadora de telecomunicações, até dez por cento, apesar de agora gerir uma posição que rondará os 11,5 por cento.



Tudo parece ser uma grande notícia, mas é, acima de tudo, estas duas operações representam um reforço do capital especulativo estrangeiro, não garantido, na PT.





Estas entradas de capital nada mais são que a chegada, em volume crescente, à empresa portuguesa de “mais vampiros sugadores de lucros”.



Repetimos. Se se consultar as informações oficiais norte-americanas, respeitantes aos riscos de investimento em tal fundo, assinala-se nomeadamente que “o preço das acções e o retorno varia. Portanto, você pode perder dinheiro”.


Ou seja, o movimento monetário, não é, produtivo, mas simplesmente especulativo. E acrescentam: “os investimentos não são seguros pela FDIC (Federal Deposito Insurance Corporation, em português: Agência Federal de Garantia de Depósitos Bancários), nem são depósitos ou garantidos por um banco ou qualquer outra entidade).


Para que se possa avaliar, quem especula com o dinheiro de uma empresa nacional, repare-se nos principais parceiros da firma norte-americana, segundo a informação oficial da empresa detentora da gestão do Fundo:

1. Merck 2.2% 6. Royal Dutch Shell 1.4%
2. Verizon 2.1% 7. Chevron 1.4%
3. Bristol-Myers Squibb 1.7% 8. McDonald's 1.2%
4. Home Depot 1.6% 9. Philip Morris International 1.2%
5. Waste Management 1.5% 10. DuPont 1.2%


Sem comentários:

Enviar um comentário