sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

ESTÓNIA: A ATRACÇÃO PELA MOEDA MAIS FORTE


A força económica da moeda no cerne do ataque especulativo


1- A Estónia é a partir de 01 de Janeiro de 2011 o 17º Estado europeu a aderir ao euro, a moeda única da União Europeia. Pode parecer um contra-senso que um jovem país faça uma tal opção face às incertezas políticas que dominam a constituição da União Europeia.

Não se sabe qual vai ser, nos próximos tempos, o futuro de uma parte substancial dos governos capitalistas mundiais, incluindo os Estados Unidos, a França, a Alemanha, a Índia, o Brasil e a própria China. Não haja dúvida que a presente crise financeira, económica e política mundial vai trazer mudanças em todas as estruturas de poder a nível global.

2- Pode surgir a ideia que as acções políticas dos Estados - e no caso europeu, a "determinância" da Alemanha - são a motivação central do incremento histórico. No meio de todo o barulho e ruido que rodeia a crise na Europa (e no mundo, certamente), o fim que está subjacente ao impulso do crescimento produtivo na Europa
são as relações económicas e essas é que estão a "furar" toda a falsa arrogância dos chamados mercados. Ou seja do sistema financeiro mundial.

Eles sabem que o euro é, presentemente, a unidade monetária mais forte do Mundo, e o sistema de acumulação de capital aquele que "melhor" serve o incremento do desenvolvimento de toda a economia, não só na Europa, mas em todo o mundo capitalista, seja o dos EUA, seja das chamadas economias emergentes. E estas estas mais interessadas no "modelo europeu", porque foi ele - e continua a ser - aquele que nas últimas décadas mais desenvolvimento deu à produção, ao comércio, à pos-industrialização e, para eles, acima de tudo, à própria acumulação de riqueza.

3 - A União Europeia é resultado de um contrato.


Na evolução da Europa para a sua unidade, desde o Império Romano, foi em torno deste contrato recente, que se criou algo de novo, sem a força violenta da guerra de destruição de imensas forças produtivas. Ora, os medíocres dirigentes desta Europa sabem, por muito medíocres, que o sejam, que quem esfrangalhar este contrato irá desfazer o seu próprio modelo de formação de um capitalismo diferente do dos Estados Unidos da América e de tudo o que resto de Capitalismo de Estado no Oriente.

É nesta Europa que está hoje o centro de uma nova possibilidade de refazer as próprias forças revolucionárias, que são as mais activas, conscientes e actuantes no Mundo, desde os anos 60. Será, pois, do interesse das forças do progresso saberem interpretar e actuar, politicamente, neste contexto histórico.

1 comentário:

  1. Todos os agradecimentos à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu negócio de supermercado de gêneros alimentícios em diferentes lugares. Eu tenho procurado por uma ajuda financeira nos últimos quatro anos. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de empréstimos, Sr. Russ Harry. Portanto, aconselharei qualquer pessoa que buscar fundos para melhorar seus negócios a entrar em contato com essa grande empresa em busca de ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los através do e-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderEliminar