quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CRISE EUROPEIA: A PRISÃO PARA OS CAUSADORES























Existe uma sintonia política entre o grande capital norte-americano e o grande capital e os conservadores alemães.






Um arrogante banqueiro alemão chamado Axel Weber, que, por acaso, é Presidente do Banco Central, Bundesbank, e um dos 27 conselhiros do Banco Central Alemão, emite opiniões deste teor: alguns países da Zona Euro, nomeadamente, a Irlanda, Grécia, Espanha e Portugal, viveram acima das suas possibilidades. A citação é da agência de notícias económicas Blomberg e está citada nos órgaõs de comunicação social de todo o Mundo.

E eu digo: os principais banqueiros europeus são criminosos empedernidos e deveriam passar o resto das suas vidas na cadeia.

Eles espoliaram os trabalhadores da Europa do seu dinheiro, utilizaram-no em proveito próprio. Foram déspostas imorais e sinistros que levaram à falência um actual sistema financeiro europeu.

Estou a ser irresponsável? Estou a ser preconceituoso para com os banqueiros?.

Vou dar as respostas pela boca de uma homem que é defensor do sistema capitalista. Que esteve, por detrás, até da própria definição da política económica internacional nas últimas décadas.

Chama-se Joseph Stiglitz e foi Premio Nobel de Economía en 2001. E o que pensa está inserto numa entrevista dada no passado dia 20 de novembro declaró ao Yahoo's Daily Finance.

Da sua resposta, que é longa. Citámos, apenas justamente, o castigo que merecem.

"Eu creio que deveriamos fazer o que fizemos nos anos 80 com a crise das caixas de crédito e de aforro e meter na cadeia um grande número desses tipos. Acredito nisto absolutamente. Não são delitos de colarinho branco ou pequenos incidentes. Há vítimas reais. Essa é a questão. Há vítimas no mundo inteiro".

As críticas contra o pensamento do alemão Weber, que é o homem preferido por Ângela Merkel, a chancelar da Alemanha, para ser o próximo Presidente do Banco Central Europeu, extravasam a ira pessoal de quem lê esta sapiência.

Um homem do sistema económico mundial, como o economista Paul Krugman sustenta que o actual presidente do Bundesbank Axel Weber é "um risco para a zona euro", advertindo contra a sua eleição para presidir ao Banco Central Europeu (BCE).

Krugman afirmou também que o risco de "um efeito de dominó da Grécia, através da Espanha e de Portugal, até à Itália, é muito maior, se o Banco Central Europeu tiver um presidente tão conservador como Weber".

"À frente do Banco Central Europeu não deve estar nenhum falcão da política monetária", afirmou o Prémio Nobel da Economia 2008, na edição de hoje do jornal alemão de economia Handelsblatt.

Sem comentários:

Enviar um comentário