segunda-feira, 10 de maio de 2010

VATICANO: A MAIOR ORGANIZAÇÃO COMERCIAL MUNDIAL

O Líder da Igreja Católica Apostólica Romana e Chefe de Estado do Vaticano, um enclave de meia dúzia de construções sumptuosas na capital italiana, o cidadão alemão Joseph Ratzinger, que ascendeu ao topo daquela hierarquia religiosa, com o cognome de Bento XVI, visita Portugal de 11 a 14 deste mês de Maio.



Intitulado Sumo Pontífice da Igreja Católica (um título que foi buscar aos imperadores romanos, que se arrogavam de serem os Pontifex Maximus , no fundo o Deus Vivo, da estrutura religiosa de então), Bento XVI é, também, o responsável material de um aparente insignificante Estado, que nasceu sob o beneplácito do ditador fascista italiano Benito Mussolini, que, oficialmente, se apelida de Santa Sé (mais conhecido por Vaticano), mas que se agiganta, precisamente, porque controla uma das maiores fortunas e redes intricadas e nada transparentes de negócios mundiais, cujo valor real se mantem inpenetrável e em obscuro segredo, com a conivência e cumplicidade da restante comunidade internacional.



E é, na realidade, desta última faceta que lhe advem o poderio material, que leva à subservivência de uma parte significativa dos governos da Europa, das Américas e, mesmo da Ásia.



O Vaticano controla, a maioria do sistema financeiro e económico de Itália, estendendo os seus tentáculos, através de negócios e holdigns bancárias e financeiras, a maior parte delas escondidas em off~shores em paraísos fiscais, a, praticamente, todo o Mundo, incluindo os Estados Unidos da América.



Concretamente, dois terços dos administradores do Banco central italiano reportam, directa, ao Papado Romano. O Vaticano, segundo vários estudos divulgados ao longo das últimas décadas, inseridos em numerosas publicações consideradas de referência, do Financial Times ao Economist, passando por jornais como o italiano L´Esspresso, o Estado papal é um dos mais titulares de acções mundiais, com investimentos - muitos deles determinantes nas economias dos países - nas Bolsas de todo o planeta.



Os especialistas referem que, actualmente, a Santa Sé tem uma forte acção na orientação de Wall Street, juntamente com o lobby judeu norte-americano. Os promotores dos negócios do Vaticano, referem, em conversas privadas, tiradas do tipo: "O que é bom para a General Motors é-o igualmente para o Papado".



O que o vulgar cidadão não sabe, por exemplo, quando visita a Itália e chega ao aeroporto de Fiumiccino, é que este foi construido sob a orientação de empresas e investimentos do Vaticano. Ou quando se hospeda num hotel da capital italiano, a água que corre nas torneiras é pertença da Sociéta Dellà Acqua Marcua, que é propriedade do Vaticano. Ou o gás dos fogões e dos aquecedores de Roma, que são pertença de uma companhia de gás, que, também, ela é propriedade do Papado. Ou se precisar de fazer um telefonema, a empresa que a detem, é administrada, igualmente pela Santa Sé. E, certamente, a maior parte do bancos italianos com sede em Roma, Milão, ou Veneza, também estão sob a alçada dessa instituição geradora de dinheiro, soberbas e luxo que é o Estado onde predomina um ser que apelida de Santo Padre.



E, já agora, este Estado, centro da luxúria, dos negócios venais comerciais, da opulência do Capital, tem todas as suas manigâncias financeiras e exploradoras, sequestradas pelo estatuto do segredo. A Santa Sé é o único Estado considerado soberano que não torna pública o seu Orçamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário